Associe-se hoje!
Faça parte da mais tradicional Associação de Comércio Exterior do Brasil e América Latina.
Preencha o formulário abaixo com seus dados.
Ao clicar no botão ENVIAR INFORMAÇÕES acima, você concorda em permitir que a AEB armazene e processe as informações pessoais enviadas acima para fornecer o conteúdo solicitado, divulgações de outros conteúdos diversos, produtos, comunicações e informações de marketing.
POR QUE SE ASSOCIAR À AEB?
A AEB é uma associação jurídica de direito privado, organizada para fins não econômicos, constituída em 1970, que congrega e representa o segmento empresarial de exportação e importação de mercadorias e serviços, assim como de suas atividades correlatas e afins.
Há mais de 50 anos presente nos debates de temas relevantes ao comércio exterior e, coerente com seu objetivo de defender os interesses de seus associados, a AEB mantém interlocução permanente com os poderes Executivo e Legislativo, objetivando a adoção de políticas e ações para a inserção competitiva do Brasil no mercado mundial e a expansão sustentável das exportações e importações de bens e serviços.
Para desempenhar suas atividades a AEB, tem como suporte financeiro majoritário as contribuições associativas das empresas que integram seu quadro de social, complementadas por patrocínios aos eventos que organiza e promove. A AEB não dispõe de recursos de fontes oficiais.
Para que todas as informações sejam corretamente compreendidas, nós apresentamos nossa Política de Privacidade de forma transparente e acessível, como poderá ser visto a seguir:
Política de Privacidade:
A AEB é uma entidade privada, sem fins lucrativos, constituída em 1970, que congrega e representa o segmento empresarial de exportação e importação de mercadorias e serviços, assim como de suas atividades correlatas e afins.
Há mais de 50 anos presente nos debates de temas relevantes ao comércio exterior e, coerente com seu objetivo de defender os interesses de seus associados, a AEB mantém interlocução permanente com os poderes Executivo e Legislativo, objetivando a adoção de políticas e ações para a inserção competitiva do Brasil no mercado mundial e a expansão sustentável das exportações e importações de bens e serviços.
Entre os temas que formam os propósitos da AEB destaca-se a redução do conhecido “Custo-Brasil’, que envolve custos tributários, burocráticos, logísticos, financeiros, trabalhistas, infraestrutura, etc, fatores indispensáveis para se atingir o objetivo de crescimento sustentável e qualificado do comércio exterior brasileiro e ampliar a participação do Brasil no cenário mundial, tanto de bens como de serviços.
Para atingir seus objetivos, a AEB mantém estreito relacionamento com ministérios e órgãos governamentais com atuação no comércio exterior, através de troca de correspondência, participação de reuniões, audiências pública e privada, elaboração de estudos, etc, sempre considerando o comércio exterior como um todo.
Exemplo recente desta postura foi a decisão do CADE de credenciar a AEB como a única “terceira interessada” para acompanhar os processos de suposto cartel cambial ocorrido entre 2009 e 2013 por instituições financeiras operando no exterior e no Brasil, que poderá ensejar ação judicial visando a ressarcir aos associados da AEB por perdas cambiais apuradas naquele período.
Institucionalmente e no interesse de seus associados, a AEB mantém parcerias com órgãos públicos e privados, destacando-se a CNC, entidade que a abriga em suas instalações, e outras como CNI, FIESP, FIRJAN, FUNCEX, FIERGS, CNT, CNA, etc.
Com o mesmo propósito, mas sob outro enfoque, a AEB se faz presente ao possuir representação e assento em diversos fóruns públicos e privados, tais como:
- Conselho Consultivo do Setor Privado da CAMEX (Conex);
- Conselho Deliberativo da Apex-Brasil;
- Comissão Nacional Permanente Portuária do MTE (CNPP);
- Conselhos das Autoridades Portuárias (CAPs) nos 27 portos brasileiros;
- Comitê de Coordenação de Barreiras Técnicas ao Comércio (CBTC) do INMETRO;
- Conselho Assessor Nacional da EMBRAPA (CAN);
- Coalizão Empresarial Brasileira da CNI (CEB);
- Conselho Temático Permanente de Integração Internacional da CNI (COINTER);
- Conselho Empresarial de Comércio Exterior do Mercosul – MERCOEX;
- Fórum Nacional da Indústria da CNI;
- Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP;
- Conselho Superior da FUNCEX;
- Conselho Empresarial de Relações Internacionais da FIRJAN.
Em suporte à sua interlocução com órgãos públicos e entidades intervenientes no comércio exterior, assim como para atuar como porta-voz de anseios e em defesa dos interesses empresariais dos segmentos exportador e importador, representado pelo seu quadro de associados, a AEB dispõe em sua estrutura de:
- Setor de Eventos, cuida dos eventos que organiza e realiza, como Enaex, Enaserv e Emex;
- Câmara de Logística Integrada – CLI, analisa questões de logística de transporte em geral, com foco especial em transporte marítimo e nas atividades portuárias;
- Fórum de Exportação de Serviços de Engenharia, discute e avalia eventuais entraves internos que dificultam ou impedem a exportação de produtos manufaturados;
- Coordenação de Câmbio, Financiamento e Seguro de Crédito à Exportação, avalia princípios, objetivos, aspectos operacionais, recursos orçamentários e dificuldades;
- Conselho Técnico, que analisa e propõe solução a pleitos específicos de associados.
Para a interlocução com seus associados, a AEB disponibiliza informações, via canais eletrônicos de informações, dados estatísticos, serviços, produtos, etc, diariamente via e.mail, o “AEB Diário”, contendo normas legais e notícias de jornais; o “Informativo AEB de Comércio Exterior”, publicação bimensal com artigos sobre comércio exterior, dados estatísticos, relação e consolidação de normas legais; o “AEB em Ação” que destaca suas atividades marcantes; o “AEB Consulta”; que divulga consultas públicas e privadas; o “AEB Comunica” que informa fato relevante e no “AEB na Mídia” que registra a manifestação de seus dirigentes na imprensa.
Adicionalmente, em atenção aos objetivos prioritários da AEB, seus associados sempre são convidados a participar de eventos, reuniões técnicas e institucionais, palestras e outros eventos que tratam de assuntos de seu interesse.
Para desempenhar suas atividades a AEB não dispõe de fontes oficiais de recursos, tendo como suporte financeiro majoritário as contribuições associativas das empresas que integram seu quadro de associados, complementadas por patrocínios aos eventos que organiza e promove, em que são exemplos concretos o Enaserv e o Enaex.
As contribuições associativas à AEB são modestas ante os benefícios que propicia, fazendo com que a marca “AEB” constitua sua maior expressão de patrimônio.
Na expectativa de que as informações prestadas contribuam para a decisão de tornar-se associado da AEB, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários, através do telefone (21) 2544-0180 e e-mail [email protected], oportunidade que aproveitamos para formular nossos votos de apreço e consideração.
Para que todas as informações sejam corretamente compreendidas, nós apresentamos nossa Política de Privacidade de forma transparente e acessível, como poderá ser visto a seguir: