Search

Petróleo pode desbancar soja e liderar exportações neste ano

Segundo estimativas da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), as exportações de petróleo devem superar as de soja pela primeira vez neste ano, atingindo US$ 45,5 bilhões, ligeiramente acima dos US$ 45,3 bilhões projetados para a soja. A matéria, que foi publicada pelo Portal Exame em 05 de novembro e é de autoria da Agência O Globo, destaca a importância do setor para a balança comercial brasileira.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, celebrou a projeção, ressaltando a necessidade de ampliar a exploração das reservas nacionais. Essa recomendação veio após parecer técnico do Ibama que se posicionou contra a perfuração de um poço na Bacia da Foz do Amazonas.

José Augusto de Castro, presidente da AEB, atribui esse cenário ao impacto de fatores climáticos sobre a safra de soja, enquanto a produção de petróleo se manteve estável e com leve crescimento. “Houve alta nos preços até julho com a previsão de crescimento da China. Mas, como essa previsão não se concretizou, começamos a ver uma queda nos preços. Agora, com a eleição nos EUA, podemos ver diferentes variações na cotação do petróleo,” explicou Castro.

Ainda de acordo com a matéria, Roberto Ardenghy, presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), projeta que a produção de petróleo, hoje em 3,4 milhões de barris diários, pode chegar a 5,2 milhões de barris diários em 2030, com exportações subindo para 4 milhões de barris diários. A China segue como o principal destino, com a Europa em segundo lugar.

Haga clic aquí para acessar a matéria na fonte original.

VEJA TAMBÉM: