[Valor] Venda à Argentina tem alívio, mas recuperação segue difícil

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Dificuldades econômicas do país vizinho são entrave para aumento das exportações brasileiras

Por Marta Watanabe no Valor Econômico, em 16/01/2023

A visita a Argentina, primeira viagem oficial agendada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao exterior neste mandato, acontecerá num momento em que as exportações para o país vizinho se recuperam. Os embarques aos argentinos somaram US$ 15,35 bilhões, com alta de 29,2% em relação ao ano anterior, em avanço maior que o crescimento de 19% da média das exportações brasileiras em igual período.

O crescimento levou a Argentina a ficar com 4,6% dos embarques totais brasileiros uma melhora ante 2021, mas bem aquém dos 7,5% que alcançou em 2012.

[…]

A exportação de manufaturados brasileiros, segundo José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), continua tendo na América do Sul o principal destino, embora com muitos parceiros enfrentando problemas políticos ou econômicos. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), 83,5% das exportações brasileiras aos países sul-americanos são de bens da indústria da transformação.

[…]

Leia a matéria completa no Valor Econômico.


VEJA TAMBÉM: