Foto: Raimond Klavins/Unsplash
Por Alexa Meirelles, no UOL, em 10/03/2024.
Os houthis fizeram esta semana o primeiro ataque mortal a um navio comercial que passava pelo Mar Vermelho. Três marinheiros morreram e quatro ficaram feridos. A atuação do grupo na região começou no final do ano passado, como uma forma de retaliação contra Israel pelo conflito contra a Palestina e pela atuação militar do país em Gaza. Especialistas alertam sobre o impacto que os ataques podem ter para a economia global.
[…]
O Brasil pode sentir menos do que outros países. Mas como já mencionado, o Canal de Suez é extremamente importante para o comércio global. Aluísio Sobreira, diretor da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), explica que o Brasil tem um share (participação) de apenas 2% no movimento mundial de contêineres. São cerca de 12 milhões de contêineres de 20 pés por ano, contra 43 milhões na China e 35 milhões em Singapura, por exemplo.
O país exporta muitas commodities, e o diretor lembra que o navio que foi precisa voltar. “Tudo indica que não é um efeito que vai ser resolvido no curto prazo. [O movimento] É muito pernicioso para o comércio marítimo internacional, a gente tem um efeito menor, mas não desprezível”, diz.
[…]
Leia a matéria completa no UOL.