Search

[Valor] Venda à Argentina tem alívio, mas recuperação segue difícil

Dificuldades econômicas do país vizinho são entrave para aumento das exportações brasileiras

Por Marta Watanabe no Valor Econômico, em 16/01/2023

A visita a Argentina, primeira viagem oficial agendada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao exterior neste mandato, acontecerá num momento em que as exportações para o país vizinho se recuperam. Os embarques aos argentinos somaram US$ 15,35 bilhões, com alta de 29,2% em relação ao ano anterior, em avanço maior que o crescimento de 19% da média das exportações brasileiras em igual período.

O crescimento levou a Argentina a ficar com 4,6% dos embarques totais brasileiros uma melhora ante 2021, mas bem aquém dos 7,5% que alcançou em 2012.

[…]

A exportação de manufaturados brasileiros, segundo José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), continua tendo na América do Sul o principal destino, embora com muitos parceiros enfrentando problemas políticos ou econômicos. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), 83,5% das exportações brasileiras aos países sul-americanos são de bens da indústria da transformação.

[…]

Leia a matéria completa no Valor Econômico.


VEJA TAMBÉM: