[Gazeta do Povo] Câmara vai mediar conflitos de comércio exterior das empresas do Paraná

Por Marcos Xavier Vicente na Gazeta do Povo em 30/09/2022

Foto: Ivan Bueno/Arquivo APPA

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) inaugurou um núcleo da Câmara de Mediação de Conflitos em Comércio Exterior (CAAEB) no Paraná. A unidade de Curitiba vai agir na resolução de controvérsias comerciais das empresa locais no mercado exterior. Em especial no setor automotivo e do agronegócio. A câmara vai ministrar negociações em parceria com o Instituto de Relações Internacionais do Paraná (Irip).

A CAAEB vai mediar resoluções de controvérsias comerciais. Com a supervisão do mediador, as partes firmam um acordo para pôr fim ao conflito.

“Precisamos construir acordos sustentáveis no tempo e possíveis de serem cumpridos pelas partes envolvidas, gerenciando as expectativas de todos e cuidando dos sistemas que dependem das partes em conflito”, pontuou a diretora-executiva da CAAEB, Paula Mark Sady.

A CAAEB foi fundada em 2019 e é pioneira em mediar conflitos comerciais internacionais no Brasil. A câmara tem sede no Rio de Janeiro com núcleos em São Paulo, Minas Gerais, Centro-Oeste e agora no Paraná. No exterior, a CAAEB tem representação na China, Estados Unidos, Canadá, Portugal e África.

A mediação é prevista na constituição e ganhou força com com o Marco Legal de 2015 e com ações do Conselho Nacional de Justiça em tribunais de todo o país na tentativa de que a mediação evite que os conflitos virem ações judiciais.

Leia a matéria na íntegra na Gazeta do Povo.


VEJA TAMBÉM: