[Valor] Com alta de preço, exportações brasileiras têm valor recorde para abril

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Por Lui Aiko e Marta Watanabe no Valor, em 06/05/2022

Importação também tem alta forte, mas tanto vendas externas quanto compras tiveram queda em volume no mês

Imagem: Daniela Paola Alchapar/Unsplash

Em abril o valor das exportações e importações avançou impulsionado por alta de preços enquanto os volumes comercializados caíram nas duas pontas. O mês intensificou a dinâmica já mostrada no primeiro trimestre, de balança comercial comandada principalmente por preços, num movimento que deve se estender até o fim do ano, segundo especialistas. Além dos efeitos de pressão de preços resultantes da guerra entre Rússia e Ucrânia essa dinâmica deve ser intensificada com o impacto dos lockdowns na China.

[…]

José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) ressalta que a balança comercial reflete de forma geral o impacto da guerra Rússia-Ucrânia sobre preços que ainda estavam pressionados pelo descompasso entre oferta e demanda resultante da pandemia. A dinâmica de preços, diz, deve se intensificar ainda mais com o impacto dos lockdowns na China.

Com isso, diz Castro, o ajuste de preços gradativo que se esperava para o decorrer não deve mais acontecer. Ao fim do ano, a corrente de comércio brasileira, dada pela soma das exportações e importações, diz ele, deve ter avanço em relação ao ano passado, mas sem necessariamente significar dinamismo proporcional da economia doméstica, já que a alta deve ser comandada mais por preços.

[…]

Leia a matéria completa no Valor.

VEJA TAMBÉM: