Nota de pesar – Ernane Galvêas

Com imenso pesar a Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB comunica o falecimento do seu atual Presidente de Honra ERNANE GALVÊAS.

Capixaba, nascido em Cachoeiro de Itapemirim em 1º de outubro de 1922, graduou-se em Ciências Contábeis, Economia e Direito. Realizou cursos de extensão no Instituto de Economia de Wisconsin (USA) e no Centro Monetário Latino-Americano, na Cidade do México. Em 1942 ingressou no Banco do Brasil, cuja convivência com suas estruturas proporcionou visão particular na criação da Sumoc sobre o conjunto de instituições responsáveis pela política monetária e de comércio exterior.

Imagem: CNC/Divulgação

Foi assessor econômico de vários Ministros da Fazenda (1961-1967), diretor-financeiro da Comissão de Marinha Mercante (1963-1965), diretor da Carteira de Comércio Exterior (CACEX) e presidente do Banco Central do Brasil, por dois períodos (1968-1974 e 1979-1980).

Exerceu o cargo de Ministro da Fazenda, de janeiro de 1980 a março de 1985, tendo sido representante do Brasil junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), ao Banco Mundial, ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao Fundo Africano de Desenvolvimento e ao Fundo para o Desenvolvimento da Bacia do Prata. Como Ministro, ocupou a Presidência do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Conselho Nacional de Comércio Exterior (CONCEX).

Ao encerrar seu primeiro período na Presidência do Banco Central, em março de 1974, Ernane Galvêas ingressou no setor privado, como presidente da Aracruz Celulose. Em várias oportunidades dedicou-se ao ensino superior, como professor da Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro, da Faculdade de Ciências Econômicas do antigo Estado da Guanabara e do Curso de Pós-Graduação do Conselho Nacional de Economia e, desde 1988 é Consultor Econômico da Presidência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC. O Ex-Ministro foi membro do Conselho Diretor da Fundação Getulio Vargas, da Academia Internacional de Direito e Economia e Presidente de Honra da Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB.

Foi autor de inúmeros artigos, mais de sessenta livros como, por exemplo, APRENDIZ DE EMPRESÁRIO (1983), CRISES DA MINHA VIDA (2017) e HISTÓRIA CONTADA DO BANCO CENTRAL DO BRASIL (2019) e, quinzenalmente, publicava o boletim Síntese da Conjuntura Econômica da CNC.

O comércio exterior brasileiro perde um dos seus mais brilhantes ícones, cuja trajetória de vida foi dedicada ao desenvolvimento econômico-social e indutor do aumento da produção, da produtividade, da capacitação competitiva e da geração de emprego e renda para o País.

A AEB lamenta esta perda irreparável e ratifica a certeza de que o nome de ERNANE GALVÊAS estará assegurado na história desta Entidade e do Comércio Exterior Brasileiro.

VEJA TAMBÉM: