Corrente de comércio do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos cresce 8,2% no primeiro trimestre do ano

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Com uma recuperação de negócios da ordem de US$ 40 milhões, setor fecha a balança comercial de janeiro a março de 2022 com superávit de US$ 14,4 milhões

A corrente de comércio do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) atingiu US$ 130,6 milhões em março de 2022, registrando um aumento de 3,3% na comparação com o mesmo período de 2021 (US$ 126,4 milhões). Já o saldo da Balança Comercial apresentou superávit no valor de US$ 3,7 milhões, revertendo o saldo deficitário de março de 2021, que foi de US$ 5,9 milhões.

As exportações da Indústria de HPPC no mês alcançaram o valor de US$ 67.1 milhões, registrando um crescimento de 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior (US$ 60.3 milhões). As importações totalizaram US$ 63.4 milhões, apresentando redução de 4,2% em comparação a março de 2021 (US$ 66.2 milhões).

Imagem: ABIHPEC

Em março, as categorias de Sabonetes (US$ 16.4 milhões), Produtos para Cabelos (US$ 13.2 milhões) e Produtos de Higiene (US$ 8.3 milhões) seguiram a tendência de alta dos primeiros meses do ano e continuam sendo as mais exportadas do setor. Já em importações, os destaques ficam para as categorias de Cremes para Pele/Protetores/Bronzeadores (US$ 15.1 milhões) Fragrâncias (US$ 13.5 milhões) e Produtos de Higiene Oral (US$ 6.9 milhões).

Recuperação de 40 milhões de dólares

Já é o terceiro mês consecutivo que a corrente de comércio do setor de HPPC apresenta resultado positivo, o que levou o acumulado de janeiro a março de 2022, a uma a marca de US$ 348.9 milhões, representando um aumento de 8,2% sobre o mesmo período de 2021, quando totalizou US$ 322.4 milhões e as exportações destes três primeiros meses de 2022 têm contribuído para o aumento da corrente de comércio do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

O saldo da balança comercial do setor de HPPC do primeiro trimestre de 2022 foi superavitário em US$ 14.4 milhões, revertendo o saldo deficitário registrado no mesmo período de 2021 (US$ – 25.4 milhões). Ou seja, no período, o setor obteve uma recuperação de negócios da ordem de quase 40 milhões de dólares.

No período de janeiro-março de 2022, as exportações do setor de HPPC alcançaram o valor de US$ 181.7 milhões, crescimento de 22,3% em relação ao mesmo período de 2021 (US$ 148.5 milhões). Em importações, o resultado total foi de US$ 167.2 milhões, redução de 3,8% em comparação ao período de janeiro-março do ano anterior (US$ 173.9 milhões).

O Setor de HPPC tem conseguido manter o volume de exportações para algumas categorias de produtos, como é o caso dos sabonetes, onde a demanda externa tem elevado o volume de exportação do setor e contribuído para o superávit comercial, ao mesmo tempo, mantemos o monitoramento para minimizar os custos operacionais da logística internacional, de modo a mitigar obstáculos no comércio interacional dos bens do setor.


Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br.

A ABIHPEC é uma entidade associada à AEB.

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