AEB e MDS firmam parceria para inclusão socioeconômica no comércio exterior

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) oficializaram, na última quinta-feira (20/02), no Rio de Janeiro, uma parceria no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo. A cerimônia foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e contou com a presença do Ministro Wellington Dias, além de representantes da AEB e do setor empresarial.

O acordo tem como principal objetivo promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), criando oportunidades no setor de comércio exterior de bens e serviços. A iniciativa oferecerá vagas em cursos e treinamentos voltados à qualificação profissional e empreendedorismo, tanto em projetos da AEB quanto de seus associados, permitindo que mais brasileiros tenham acesso a uma formação voltada às demandas do mercado.

Inclusão socioeconômica e fortalecimento do setor

Durante a cerimônia, o ministro do MDS, Wellington Dias, ressaltou a importância de integrar desenvolvimento econômico e inclusão social.

“O desenvolvimento social tem que ser parte do econômico. Esta parceria com os representantes do comércio exterior tem a finalidade de promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único”, destacou.

Já o presidente do Conselho de Administração da AEB, Arthur Pimentel, enfatizou que a adesão ao Acredita no Primeiro Passo representa um marco importante para a entidade, alinhando-se ao compromisso social da AEB.

“Ciente dessa demanda social, nossa entidade instituiu o ‘Inclui AEB’, programa de inclusão que propõe ações destinadas a oportunidades igualitárias para os diferentes operadores de comércio exterior”, afirmou Pimentel.

Colaboração mútua e compromisso com a qualificação

O protocolo assinado entre o MDS e a AEB não prevê transferência de recursos financeiros ou doação de bens, sendo os serviços prestados em regime de cooperação mútua. Dessa forma, a AEB e seus associados contribuirão ativamente com capacitação, desenvolvimento de cursos e promoção de oportunidades profissionais, garantindo que mais pessoas possam acessar o mercado de trabalho e fortalecer o setor de comércio exterior.

Essa parceria reforça o papel da AEB como agente de transformação social e econômica, promovendo conexões estratégicas entre o setor público e privado para impulsionar a qualificação profissional e o crescimento do comércio exterior brasileiro.


Link do texto original: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/associacao-de-comercio-exterior-do-brasil-adere-ao-programa-acredita-no-primeiro-passo

VEJA TAMBÉM: