A AEB é uma das 21 entidades empresariais signatárias da carta aberta em prol da segurança do Estado do Rio de Janeiro, divulgada no último domingo (30). A campanha demonstra bastante preocupação com os elevados números de violência que assombram a nossa sociedade, sendo equivalentes – e até maiores – a países em guerra.
Há mais de três anos, a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental 635 (ADPF 635) restringe as operações policiais no estado, refletindo na expansão territorial das facções criminosas e tornando o Rio de Janeiro o porto seguro de criminosos foragidos de outros estados. É cada vez mais perceptível a vitimização dos criminosos, em detrimento da imagem das Forças de Segurança. O sistema de audiência de custódia trabalha contra as Forças, que se colocam em risco, dia após dia, em defesa da população fluminense, e a quem expressamos nossa gratidão.
Entendemos que “a segurança pública é um tema transversal, sem a qual não existem empresas, empregos e uma sociedade livre”, diz a carta aberta à sociedade. Um Rio de Janeiro desenvolvido e próspero se faz, inicialmente, com segurança.