[Gazeta do Povo] Câmara vai mediar conflitos de comércio exterior das empresas do Paraná

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Por Marcos Xavier Vicente na Gazeta do Povo em 30/09/2022

Foto: Ivan Bueno/Arquivo APPA

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) inaugurou um núcleo da Câmara de Mediação de Conflitos em Comércio Exterior (CAAEB) no Paraná. A unidade de Curitiba vai agir na resolução de controvérsias comerciais das empresa locais no mercado exterior. Em especial no setor automotivo e do agronegócio. A câmara vai ministrar negociações em parceria com o Instituto de Relações Internacionais do Paraná (Irip).

A CAAEB vai mediar resoluções de controvérsias comerciais. Com a supervisão do mediador, as partes firmam um acordo para pôr fim ao conflito.

“Precisamos construir acordos sustentáveis no tempo e possíveis de serem cumpridos pelas partes envolvidas, gerenciando as expectativas de todos e cuidando dos sistemas que dependem das partes em conflito”, pontuou a diretora-executiva da CAAEB, Paula Mark Sady.

A CAAEB foi fundada em 2019 e é pioneira em mediar conflitos comerciais internacionais no Brasil. A câmara tem sede no Rio de Janeiro com núcleos em São Paulo, Minas Gerais, Centro-Oeste e agora no Paraná. No exterior, a CAAEB tem representação na China, Estados Unidos, Canadá, Portugal e África.

A mediação é prevista na constituição e ganhou força com com o Marco Legal de 2015 e com ações do Conselho Nacional de Justiça em tribunais de todo o país na tentativa de que a mediação evite que os conflitos virem ações judiciais.

Leia a matéria na íntegra na Gazeta do Povo.


VEJA TAMBÉM: