[Jornal Nacional] Indústria brasileira de alta tecnologia atinge a menor participação nas exportações em 20 anos

Com dificuldade de concorrer no mercado internacional, muitas indústrias de alta tecnologia fecharam as portas nos últimos anos. Levantamento do IBGE mostra que desde 2013 o país perdeu 30 mil indústrias de transformação.

Por Jornal Nacional, em 01/08/2022

Uma indústria na Região Metropolitana do Rio faz equipamentos de proteção contra explosões em tanques de armazenagem de líquidos inflamáveis usados em refinarias, por exemplo. Uma produção que requer tecnologia e que, sem investimento constante, é ameaçada pela concorrência estrangeira.

“Nós temos hoje uma dificuldade muito grande na concepção de créditos claros, livres, com uma taxa que seja atrativa para que você possa potencializar o seu negócio”, diz o CEO da Romão Tecnologia, Oscar Romão.

[…]

A associação que reúne exportadores brasileiros inclui, entre os problemas, a falta de financiamento com recursos públicos. “Sem financiamento você não exporta produtos de alto valor agregado. Nos últimos anos está reduzindo o orçamento, pouco a pouco”, afirma o presidente da AEB, José Augusto de Castro

[…]

Veja a matéria na íntegra no G1.


VEJA TAMBÉM: