Por Marta Watanabe e Álvaro Fagundes, no Valor em 19/05/2022
Compras brasileiras da Rússia cresceram 89% de janeiro a abril deste ano em relação ao mesmo período de 2021
A importação brasileira de produtos russos se acelerou neste início de ano num ritmo muito maior que o do total das compras externas. Com isso, os russos, mesmo em guerra com a Ucrânia, galgaram postos e passaram a ser, de janeiro a abril, o quinto país que mais vende ao Brasil. Em igual período do ano passado, estavam na 12ª posição.
[…]
A alta no valor foi influenciada por preços e por antecipação de compras. Os preços dos fertilizantes importados pelo Brasil saltaram 130,7% em abril contra igual mês do ano passado. O dado é da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/ME) e vale para todo o fertilizante que importamos nesse mês, mas o insumo que veio da Rússia também ficou mais caro. Dados da MacroSector mostram que o preço dos fertilizantes russos que o Brasil comprou no primeiro trimestre de 2022 subiu 149% contra iguais meses de 2021.
[…]
José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), diz que os preços devem continuar pressionados e não há perspectiva de ajuste maior tanto em fertilizantes quanto em petróleo enquanto a guerra perdurar.
[…]
Leia a matéria completa no Valor.