[O Globo] Representantes de empresas dizem que cortes de imposto de importação não terão efeito contra inflação

Por Eliane Oliveira em O Globo no dia 19/05/2022

Governo zera alíquotas de carne bovina, frango, farinha, biscoitos e vergalhão para facilitar importação. Governo admite que medida pode não funcionar

Imagem: divulgação

Em nova tentativa para driblar a inflação, o Ministério da Economia anunciou novas reduções das alíquotas de importação de vários alimentos da cesta básica, dois tipos de aço, ácido sulfúrico e o fungicida Mancozeb.

O objetivo é estimular o ingresso de produtos do exterior, para evitar aumentos elevados de preços.

[…]

Essa medida não terá eficácia — disse o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

Segundo ele, os preços dos alimentos estão subindo muito, o dólar está cada vez mais caro e os custos, como o frete, estão elevados. Esses fatores anulam a redução de tarifas.

Aço Brasil: ‘Medida é ‘inadequada’

O Instituo Aço Brasil divulgou um comunicado em que afirma que a redução da tarifa de importação do vergalhão para 4% é “inadequada, uma vez que o mercado se encontra plenamente abastecido e o impacto inflacionário do vergalhão é de apenas 0,03 ponto percentual no IPCA”, segundo a entidade.

“É inadequada, ainda, porque está na contramão da política adotada pelos principais países produtores de aço, que, face ao gigantesco excesso de capacidade instalada no mundo, da ordem de 518 milhões de toneladas, tem adotado medidas de restrição à importação predatória. O Brasil, ao contrário, ao reduzir o imposto de importação facilitará ainda mais o desvio de comércio para o país. O mercado, soberano, responderá pelo impacto da medida”.

[…]

Leia a matéria completa em O Globo.

VEJA TAMBÉM: