Tel.: 55-21-2544-0048 - Fax: 55-21-2544-0577 - E-mail: aebbras@aeb.org.br
Página Inicial
 
 
área do associado
E-mail 
Senha 
Acessar   |    Recuperar Senha  
 
 

29/07/2015
Plano Nacional de Exportação será tema de debates no ENAEX 2015

 A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) lançou, ontem (28), em São Paulo, a 34ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2015). O evento abordou o Plano Nacional de Exportações e contou com a presença do secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcelo Maia; do diretor da Câmara Americana (AMCHAM-Brasil), Pedro Santos; e do presidente da AEB, José Augusto de Castro.

 

A abertura foi feita por Marcelo Maia, que exaltou a importância do Plano Nacional de Exportação para a economia brasileira. Resumidamente, Maia explicou os cinco pilares de atuação do Plano que são: acesso a mercados; ampliação de parcerias por meio da remoção de barreiras; promoção comercial; facilitação do comércio: desburocratização e simplificação dos processos aduaneiros com o objetivo de reduzir prazos e custos; e o financiamento e garantia às exportações por intermédio do aperfeiçoamento e aumento de recursos para o Programa de Financiamento às Exportações (Proex), o BNDES-Exim e o Seguro de Crédito à Exportação, assim como o aperfeiçoamento de mecanismos e regime tributários para o apoio ao setor. “Nós temos vários desafios, mas um dos principais é a descentralização, uma vez que as exportações acontecem, sobretudo, nas regiões Sudeste e Sul do país. O Ministério está disposto a ouvir as empresas brasileiras e suas reivindicações”, afirmou.

 

Em seguida, o diretor da AMCHAM-Brasil, Pedro Santos, reiterou a importância do Plano Nacional de Exportação, mas destacou que é preciso tirar esses planos do papel. “O Brasil precisa ter previsibilidade, ou seja, é necessário definir metas, e que essas permaneçam por um tempo determinado, para que o setor privado tenha segurança em investir no país”, destacou.

 

Para encerrar, o presidente da AEB, José Augusto de Castro,  destacou que o comércio exterior já está ganhando espaço na agenda do governo. “Nesta quarta-feira (29) eu participarei em Brasília da segunda reunião do Conex (Conselho Consultivo do Setor Privado da Câmara Brasileira de Comércio Exterior), isso mostra uma preocupação e dedicação do ministro Armando Monteiro com o comércio exterior, mas se nós queremos exportar, precisamos criar condições para que as empresas tenham condições efetivas de usar as linhas de crédito disponíveis para eles”, pontuou.

 

Castro salientou ainda que nesta edição do ENAEX estão confirmadas as presenças do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do Ministro do MDIC, Armando Monteiro. “Há anos não tínhamos a participação de um ministro da Fazenda no ENAEX, isso indica a preocupação com o setor que, infelizmente vem perdendo mercado, no ano passado caímos da 22ª posição para a 25ª no ranking de países exportadores. A exportação de manufaturados em 2015 vai atingir seu nível mais baixo desde 2006, chegando a aproximadamente US$ 73 bilhões. Não podemos esperar que as coisas se resolvam sozinhas. Temos que voltar ao passado, quando o setor de manufaturados eram 50% da pauta de exportações”, finalizou.

 

Na ocasião o vice-presidente da entidade, Fabio Faria, apresentou o projeto do Enaex e anunciou que pela primeira vez o evento contará com um estande da Receita Federal, onde os participantes poderão tirar suas dúvidas. O ENAEX 2015 acontece dias 19 e 20 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Este ano o tema central será “AEB 45 anos em prol da competitividade no comércio exterior”. As inscrições, gratuitas, já estão abertas no site www.enaex.com.br.

 

Sobre o ENAEX

Estão previstos workshops, painéis e discussões sobre os principais temas relacionados ao setor. Os inscritos também terão a oportunidade de participar de despachos executivos e reuniões, assim como visitar a área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas. Entre os expositores estarão MDIC, MRE, RFB, Firjan, Fiesp, Sebrae, CNI e CNC.

 

Os despachos executivos serão outro ponto forte do Enaex. Durante os dois dias do evento, técnicos do MDIC e da Receita Federal estarão prestando esclarecimentos e tirando dúvidas, mediante agendamento prévio, sobre processos específicos de exportação e importação de mercadorias e serviços para as empresas interessadas.

 

Paralelamente ao evento, ocorrerá a reunião do Conselho de Comércio Exterior do MERCOSUL (MERCOEX), formado pelas coirmãs da AEB, no âmbito regional, Cámara de Exportadores de la República Argentina (CERA), Unión de Exportadores del Uruguay (UEU) e Centro de Importadores del Paraguay (CIP).

 

Durante o ENAEX acontecerão ainda o encontro “Portugal - Porta da Europa”, a reunião da Câmara de Logística Integrada da AEB e conselheiros do CAP como o tema “CAP: contribuindo para a gestão dos Portos Organizados Nacionais”, assim como o Encontro das Câmaras de Comércio Exterior.

 

Em reconhecimento às empresas e instituições que se destacaram no comércio externo do Brasil no ano anterior, a AEB e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) concederão, durante o evento, o Prêmio Destaque de Comércio Exterior 2015, que está em sua 21ª edição.

 

Esta edição do ENAEX também marcará as comemorações dos 45 anos da AEB e incluirá atividades alusivas à data, entre elas o lançamento do livro com a história da AEB e da evolução do comércio exterior nos últimos 45 anos.

 

Serviço:

Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2015)

Data: 19 e 20 de agosto de 2015

Horário: 8h às 19h (19/8) e 8h às 17h (20/8)

Local: Centro de Convenções Sul América (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ)

Informações e inscrições: www.enaex.com.br/enaex2015


Outros Artigos de Reuniões da AEB
 
10/07/2017 - AEB
AEB e CNC promovem o Lançamento do ENAEX 2017
Relator diz que apresentará proposta para reforma tributária em agosto
 
27/06/2017 - AEB
Reunião Rio - Logística Portuária e Transportes
 
23/05/2017 - AEB
AEB discute principais questões que envolvem o setor
A regulação do sistema aquaviário foi um dos temas abordados durante o encontro

ver todas
 
voltar     |     topo     |     imprimir
Av. General Justo, 335, 5º andar – Centro
20021-130 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: 55-21-2544-0048/2544-0180/2544-0313/2544-0434
Fax: 55-21-2544-0577
E-mail: aebbras@aeb.org.br
  Copyright © 2011 - Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB