Tel.: 55-21-2544-0048 - Fax: 55-21-2544-0577 - E-mail: aebbras@aeb.org.br
Página Inicial
 
 
área do associado
E-mail 
Senha 
Acessar   |    Recuperar Senha  
 
 

28/6/2012
ENAServ 2012 discute as perspectivas e oportunidades no setor de serviços


A 3ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços – ENAServ 2012, realizado dia 26 de junho em São Paulo, foi organizado em parceria pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de S. Paulo (Fecomercio-SP) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no Teatro Raul Cortez, em São Paulo – SP, contou com um público superior a 300 participantes.
 
Na cerimônia de abertura, a mesa contou com a participação de José Augusto de Castro, Presidente em exercício da AEB, Antonio Gil, Presidente da BRASSCOM, Rubens Medrano, Vice-Presidente da Fecomercio, Sandro de Vargas Serpa, Subsecretário da Receita Federal do Brasil, Valdir Moyses Simão, Secretário Executivo do Ministério do Turismo e Humberto Ribeiro, Secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
 
Durante o evento, o Secretário de Comércio e Serviços, Humberto Luiz Ribeiro, lançou o Panorama do Comércio Internacional de Serviços, publicação que reúne as principais informações sobre o comércio internacional de serviços e destacou os avanços da política setorial e as ações previstas no Plano Brasil Maior.
 
No primeiro painel, que contou com a exposição de Sergio Pessoa, diretor de desenvolvimento de mercados da BRASSCOM e Alberto Bueno, sócio diretor da Prospectiva, foi apresentado estudo elaborado pela BRASSCOM sobre o ambiente de negócios de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, no México, na Argentina, no Chile e na Colômbia.  O "Estudo Comparativo sobre o Ambiente Institucional de Negócios na América Latina" apontou características entre os países mais competitivos da região. Mas também afirmou ser importante ressaltar os pontos fracos: a instabilidade cambial e o alto custo de eletricidade e de serviços de telecomunicação. No entanto nenhum dos gargalos se compara ao da carência de mão de obra, amplificado pela deficiência na educação básica.
 
Em seguida ocorreu o talk show que tratou do tema “a exportação de software e serviços de TI: internacionalização e integração regional” que debateu os entraves à competitividade brasileira nesse mercado que teve a moderação de Edmundo Oliveira, Diretor da BRASSCOM. A opinião unânime dos integrantes da mesa (Mônica Herrero, da Stefanini; Cláudio Schlesinger, da IBM; Mark Randi Carvalho, da Totvs; e Bruno Guiçardi) foi de que o maior problema para a expansão das exportações brasileiras de TI é a insuficiente formação de profissionais e a baixa qualidade de nosso sistema educacional, bem como a taxa de câmbio valorizada, apesar das medidas positivas de desoneração implementadas com o Plano Brasil Maior.
 
A Exportação de Serviços de Engenharia: Presença Internacional e Reflexos Dinâmicos foi o tema do terceiro painel, moderado por Mônica Vanise da Costa da Apex-Brasil, que contou com palestras de Luiz Cláudio Jordão, Diretor da AEB, e de José Augusto de Castro, Presidente em exercício da AEB. Jordão frisou que a exportação de serviços de engenharia é operação bastante complexa que envolve a estruturação de negócios, mas que abre oportunidades para a exportação de diversas outras empresas que serão os fornecedores de produtos e serviços. Já Castro traçou o cenário e indicou os entraves e desafios para expandir as exportações brasileiras de serviços, concluindo que “o setor de serviços de engenharia não pleiteia novos benefícios fiscais, financeiros ou cambiais à exportação, mas apenas que seja maximizada a eficiência dos atuais mecanismos disponíveis, especialmente nos  campos administrativo e burocrático”.
 
O painel Setores Promissores nas Exportações de Serviços: Turismo e Audiovisual contou com a moderação do Secretário Humberto Ribeiro e com palestras do Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão; da Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado; do Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio; e do Presidente da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão, Marco Altberg. O Secretário Valdir Simão apontou a importância do turismo para o setor de serviços pela “estreita relação com o consumo cultural seja por visitantes ou pela população local, estimulando setores da economia criativa, como artesanato, arquitetura, artes plásticas, música, teatro, cinema, publicidade e marketing”. Alexandre Sampaio ressaltou que o turismo “é uma das atividades econômicas que demanda o menor investimento para a geração de trabalho”, sendo “responsável pela geração de 6% a 8% do total de empregos no mundo”. Já Ana Paulo Dourado frisou a necessidade do setor audiovisual se constituir como indústria para assegurar seu pleno desenvolvimento.
 
A implementação do Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio) a partir de primeiro de agosto de 2012, como parte do Plano Brasil Maior, foi o assunto do quinto painel, com palestra de Sandro de Vargas Serpa, Subsecretário de Tributação e Contencioso da Secretaria da Receita Federal do Brasil, que afirmou que a NBS – Nomenclatura Brasileira de Serviços “é a NCM dos serviços” e que, a exemplo das mercadorias e bens, a Receita Federal solucionará as consultas sobre classificação de serviços na NBS. Maurício Lucena do Val, Diretor de Políticas de Comércio e Serviços do MDIC, apresentou os principais dados da publicação Panorama do Comércio Internacional de Serviços, para em seguida tratar do Siscoserv, quando fez um comparativo entre o Siscoserv e o Siscomex, destacando que o primeiro fará registro a posteriori e não a priori como o segundo e, principalmente, que no Siscoserv “não haverá licenciamento de operações” nem órgãos anuentes como ocorre no Siscomex.
 
O último painel tratou do tema dos mecanismos de financiamento e garantia na exportação de serviços de engenharia. O secretário-adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda Fernando Augusto, em sua palestra apresentou os números relativos aos processos analisados pelo Comitê de Financiamento e Garantia – COFIG, enquanto Marcelo Pinheiro Franco, da SBCE,  apresentou os números do sistema de seguro de crédito operado pela SBCE como prestadora de serviços ao Tesouro Nacional. A superintendente de Comércio Exterior do BNDES, Luciene Machado, abordou as operações de financiamento ao comércio exterior e destacou que “o Brasil possui vantagens comparativas em alguns setores de serviços, com destaque para o serviço de construção. Há potencial a ser explorado no segmento de software, projetos de engenharia, audiovisual e turismo”.

Ao encerrar os trabalhos, o Vice-Presidente Executivo da AEB, Fábio Martins Faria, agradeceu a presença do público e dos palestrantes, enaltecendo o alto nível das palestras e dos debates. Agradeceu também aos parceiros e apoiadores do evento, sem os quais não seria possível a realização da terceira edição do ENAServ. Por fim, anunciou a realização do Encontro Nacional de Comércio Exterior – ENAEX 2012 nos dias 27 e 28 de setembro, no Armazém 2 do Píer Mauá – Rio de Janeiro, convidando a todos para participar!

08h00 – 09h00 Credenciamento

09h00 – 10h00 - Abertura
Humberto Ribeiro - Secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Valdir Moyses Simão - Secretário-Executivo do Ministério do Turismo
Sandro de Vargas Serpa - Subsecretário de Tributação e Contencioso da Receita Federal do Brasil 
José Augusto de Castro - Presidente em exercício da Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
Antonio Gil - Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – BRASSCOM
Rubens Medrano - Vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Est. de S. Paulo - FECOMERCIO-SP

10h00 – 10h30 - "Apresentação do estudo (white paper) sobre exportação de serviços no Brasil e 
                    na América Latina"
Sérgio Pessoa - Diretor de Desenvolvimento de Mercados da BRASSCOM 
Alberto Bueno - Sócio Diretor da Prospectiva

10h30 – 11h30 - "A exportação de software e serviços de TI: internacionalização e integração regional"
Mônica Herrero - CEO Brasil da Stefanini IT Solutions 
Claudio Schlesinger - Executivo de Global Resource da IBM Brasil
Mark Randi Ramos Carvalho - Controller da TOTVS
Bruno Guiçardi - COO da Ci&T
Edmundo Oliveira - Diretor de Marco Regulatório da BRASSCOM (moderador)

11h30 – 12h30 - "A exportação de serviços de engenharia: presença internacional e reflexos dinâmicos"
José Augusto de Castro - Presidente em exercício da AEB
Luiz Claudio M. Jordão - Diretor da AEB e da Construtora Andrade Gutierrez
Mônica Vanise Araújo da Costa - Gestora de Projetos da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos – Apex-Brasil (moderadora)

12h30 – 14h00 - Intervalo para almoço

14h00 – 15h00 - "Setores Promissores nas Exportações de Serviços: Turismo e Audiovisual"
Valdir Moyses Simão - Secretário-Executivo do Ministério do Turismo
Alexandre Sampaio - Presidente da Federação Brasileira de Hospedagens e Alimentação - FBHA
Ana Paula Dourado Santana - Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura
Marcos Altberg - Presidente da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão - ABPI-TV

15h00 – 16h30 - "A política de comércio exterior de serviços: o SISCOSERV – Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços e a NBS – Nomenclatura Brasileira de Serviços"
Maurício Lucena do Val - Diretor de Políticas de Comércio e Serviço da SCS/MDIC
1ª Palestra - SISCOSERV
2ª palestra - Panorama do Comércio Internacional
Sandro de Vargas Serpa - Subsecretário de Tributação e Contencioso da Secretaria da Receita Federal do Brasil

16h30 – 17h30 - "A importância estratégica do financiamento e garantia para a exportação de serviços"
Luiz Fernando Pires Augusto - Secretário-Adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e membro do COFIG
Marcelo Pinheiro Franco - Diretor da Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação – SBCE e Diretor da AEB
Luciene Ferreira M. Machado - Superintendente da Área de Comércio Exterior do BNDES

17h30 - Encerramento 


 

 

 


Outros Artigos de Eventos AEB
 
7/8/2014
Enaex 2014
 
16/7/2014
Lançamento do ENAEX 2014 - São Paulo
 
10/6/2014
Lançamento do ENAEX 2014

ver todas
 
voltar     |     topo     |     imprimir
Av. General Justo, 335, 4º andar – Centro
20021-130 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: 55-21-2544-0048 – Fax: 55-21-2544-0577
E-mail: aebbras@aeb.org.br
  Copyright © 2011 - Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB