Foi realizada Reunião da CLI dia 07/2/2017 com representante de entidades governamentais e com a presença do Vice Presidente Executivo da AEB, Carlos Eduardo Portella.
O Coordenador da CLI agradeceu a presença de todos e lembrou do compromisso assumido de dar apoio Técnico as atividades relacionadas com o Comércio Exterior via o Estado Rio (iniciativa da Presidência da ACRJ) e ao Governo do Município (também por iniciativa do Presidente da ACRJ) e com plena concordância do Presidente da AEB.
Ainda com a palavra, o Coordenador da CLI fez breve explanação sobre a ida dele com a Conselheira Técnica da AEB, Monica Romero, à BSB , ressaltando a excelente recepção que teve em todas unidades do Governo em que foi recepcionado. Destacou ainda o resultado importante das iniciativas empresariais no Norte do País (com atuação e apoio da CLI da AEB, que esteve (CLI) recentemente em Belém).
Com o exemplo do “Primeiro embarque de Soja no Porto de Santana, com a Wilson Sons participando dessa Operação no Amapá, cujo carregamento foi contratado pela Anglo-Suiça Glencore. O Coordenador ressaltou a grande preocupação com o tema “Roubo de Cargas nas Rodovias do RIO”, como que se esteja contra o próprio Estado. O Presidente da Fetranscarga Eduardo Rebuzzi, encaminhou texto onde se vê que o RCJC alcançou o patamar de 10.000 ocorrências (líder nacional). Isto implica em altos custos adicionais de segurança e PERDA DE CARGAS para movimento via transporte terrestre no Estado do Rio.
Com relaçao ao PHA (Porto de Houston) e sua participação junto à AEB, o documento final deverá ser assinado no ENAEX 2017 (dias 09 e 10 de agosto) que contará com a presença de autoridades brasileiras e norte americanas.
As apresentações da reunião seguem abaixo:
- Representante do Porto de Houston no Brasil: John Cuttino
- Subsecretário de Estado: Delmo Manoel Pinho
- Conselheiro técnico da AEB: Paulo de Lello
|