DEPOIMENTOS

  • O futuro da AEB, mesmo em face das dificuldades por que atravessa a economia brasileira, é no sentido de prosseguir, como sempre tem feito, dando sua valiosa colaboração para o crescimento do nosso comércio exterior a despeito das turbulências do mercado internacional.
    Delio Urpia Seixas
  • É com grande emoção que relembro os 45 anos da AEB, cuja trajetória tenho acompanhado de perto e como participante. Gostaria de destacar, na época em que exerci a Presidência, a campanha desenvolvida pelo empresariado brasileiro a favor da aprovação da chamada “Lei dos Portos”, aprovada por fim quando chefiava o Governo o Presidente Itamar Franco e à frente da qual estava a AEB ladeada por outras entidades e personalidades.
    João José Costa de Carvalho Sá
  • AEB tem demonstrado ao longo de sua história capacidade excepcional de articulação de lideranças, de todos os setores da economia, para o atingimento de pleitos do comércio exterior brasileiro. Nesse sentido, seus quadros técnicos vêm inovando o modelo de governança de suas Câmaras, ano a ano, visando trabalhar em rede, sem estrutura hierárquica tradicional, e dessa forma alcançando resultados expressivos em relação às metas propostas.
    Marianne Lachmann
  • Comecei na AEB nos idos 80, com o Presidente Pratini. No que se fez, lembro a articulação para acessar o mercado asiático, via Formosa, quando havia problemas diplomáticos. Com João Sá na Presidência, lembro da parceria com a SECEX mandando equipe da AEB às cidades brasileiras, divulgando nosso Comércio Exterior. Esse esforço foi importante para o desempenho do País no comércio exterior. Tudo começou, como vi, com um vitorioso exército de Branca Leone. Pelo Brasil!
    Jovelino de Gomes Pires
  • Desde o início da fundação da AEB, que acompanhei de perto, foi excelente a receptividade à sua criação, em 1970, tanto no meio empresarial, quanto da parte governamental. Nessas quatro décadas de existência, a AEB, realmente, prestou relevante serviço ao País, reunindo os exportadores e importadores, de todos os estados.
    Carlos Tavares

Linha do Tempo

  • 1970

    Em 20 de agosto, é fundada a Associação de Exportadores Brasileiros (AEB) e eleita a primeira diretoria, presidida por Giulite Coutinho, em reunião na Sede da CNC-RJ.

  • 1971

    Em 27 de janeiro é realizada solenidade de instalação da AEB, com pronunciamentos do presidente Giulite Coutinho, do ministro da Fazenda, Delfim Neto, do presidente da FELACEX, Antonio Martinez.

  • 1972

    Em outubro a AEB realiza a primeira missão empresarial à República Popular da China, chefiada pelo presidente, Giulite Coutinho, e integrada pelos empresários Pedro Cipolari, Cláudio Bardella, Alberto Moreno e José Mindlin.

  • 1972

    De 27 a 29 de novembro, a AEB realiza o 1º Encontro Nacional de Exportadores (ENAEX), que contou com cerca de mil participantes e palestras dos ministros da Fazenda, Delfim Neto; do Planejamento, Reis Velloso; da Indústria e Comércio, Pratini de Morais; do presidente do Banco Central, Ernani Galvêas; e do diretor da CACEX, Benedicto Moreira.

  • 1973

    De 22 a 27 de julho a AEB realiza missão à Costa Oeste dos EUA, chefiada pelo presidente Giulite Coutinho e tendo como presidente de honra o ministro Reis Velloso, integrada por mais de 35 empresários.

  • 1974

    Em abril, a AEB realiza a segunda missão empresarial à China, indo também ao Japão, presidida por Giulite Coutinho, integrada por 20 participantes, incluindo participantes oficiais do governo brasileiro, que teve o importante papel de convidar o governo chinês a enviar missão ao Brasil que culminou com o restabelecimento das relações diplomáticas em agosto do mesmo ano.

  • 1974

    O 2º ENAEX ocorre nos dias 30/09 e 01/10, com a presença do presidente da República, Ernesto Geisel, e dos ministros: Severo Gomes (Indústria e Comércio), Azeredo da Silveira (Relações Exteriores), Reis Velloso (Planejamento), Hugo Abreu (Casa Civil), dentre outras autoridades. Teve público de mais de 1.383 participantes.

  • 1976

    O 3º ENAEX acontece nos dia 14 e 15 de junho, mais uma vez com a presença do presidente Geisel, dos ministros Severo Gomes (Indústria e Comércio), Simonsen (Fazenda), Reis Velloso (Planejamento), e expressivo número de empresários e autoridades.

  • 1976

    Em 16 de setembro, a AEB elege nova diretoria composta pelo presidente Walderlino Mariz de Oliveira Sobrinho, vice-presidente de finanças Jorge Oscar de Mello Flores, os vice-presidentes Jessé Pinto Freire e Edgard Arp e mais 11 diretores.

  • 1977

    Em fevereiro, a AEB lança Campanha para Equilibrar a Balança Comercial, com um conjunto de iniciativas, tais como: convênio com o Itamaraty para instalação de estandes da AEB nas feiras internacionais; convênio com o Banco do Brasil para que empresas indicadas pela AEB utilizassem os escritórios no exterior para alavancar negócios; entendimentos com a Cobec e Interbrás para apoiar a atuação de tradings no exterior.

  • 1977

    Assembléia realizada em março elege Giulite Coutinho como Presidente de Honra da AEB. A solenidade de posse teve as presenças dos ministros Reis Velloso (Planejamento) e Simonsen (Fazenda), do secretário-geral Lycio de Faria (Indústria e Comércio), do presidente Paulo Lyra (BC), senador Jesse Freire (presidente da CNC) e de cerca de 500 empresários.

  • 1978

    4º ENAEX é realizado nos dias 17 e 18 de agosto, com as presenças do presidente Geisel, e dos ministros Severo Gomes (Indústria e Comércio), Mario Simonsen (Fazenda), Reis Velloso (Planejamento), dos diretores Benedicto Moreira (CACEX) e Flecha de Lima (Promoção Comercial), dentre outros.

  • 1978

    Em 15 de setembro, a Assembleia elege para presidente da AEB o empresário Laerte Setúbal Filho, como vice-presidentes João Augusto Souza Lima, Jorge Oscar Mello Flores, Jessé Pinto Freire, Edgard Arp e Carlos Antich e mais 22 diretores.

  • 1979

    Nos dias 18 e 20 de abril, a AEB realiza o Seminário Latino Americano e do Caribe de Transportes Internacional e Seguro de Crédito à Exportação, com o patrocínio da FELACEX, o evento que contou com a presença do vice-presidente da república, Aureliano Chaves, e do ministro Mario Simonsen (Fazenda).

  • 1979

    Em outubro, a AEB organiza, em parceria com a CNI e a FUNCEX, a terceira Missão Comercial à China, chefiada pelo ex-ministro Reis Velloso, presidida por Laerte Setúbal Filho, que contou com a participação de 50 empresários.

  • 1979

    A AEB realiza os eventos: Seminário de Exportação: Novas Diretrizes - Áreas Específicas para a Penetração Brasileira, em Salvador (29 e 30/11); Seminário de Exportação: Novas Diretrizes - Áreas Específicas para a Penetração Brasileira, em São Paulo (3 e 4/12), esta com palestra do ministro da Fazenda, Karlos Rischbieter, que lançou “a meta de exportar US$ 40 bilhões em 1984”.

  • 1980

    Em janeiro, na reunião do CONCEX, o presidente Laerte Setúbal apresentou o Plano Estratégico para Exportação, elaborado pela AEB, definindo metas para o equilíbrio das contas externas e sugerindo um pacto com as multinacionais e a organização de um lobby em Washington para combater as tendências protecionistas.

  • 1980

    Em 27.02.1980, a AEB se instalou na sua nova sede, à Av. Gal. Justo, 335, 4º andar, Centro, Rio de Janeiro, cedida em comodato pela CNC. A solenidade contou com a presença do presidente da AEB, Laerte Setúbal e dos ex-presidentes Giulite Coutinho e Wanderlino Oliveira, bem como do então diretor da CACEX, Benedicto Moreira.

  • 1980

    Em abril, a AEB adota nova identidade visual que prevalece até os dias de hoje.

  • 1980

    Acontece em 8 e 9 de setembro, 5º ENAEX, com as presenças do presidente da República, João Figueiredo, e dos ministros Camilo Penna (Indústria e Comércio), Ernane Galvêas (Fazenda), Flávio Pécora (Planejamento), dos presidentes Carlos Langoni (Banco Central) e Miguel Colassuonno (EMBRATUR), dos diretores Benedicto Moreira (CACEX) e Paulo de Tarso Flecha de Lima (Promoção Comercial), dentre outros.

  • 1981

    A AEB e a CNC firmaram Convênio de Cooperação prevendo a integração de esforços no apoio de programas de comércio exterior.

  • 1981

    De 5 a 7 de agosto, a AEB realizou o Seminário O Frete e o Transporte na Exportação, com público superior a 800 participantes. Aberto pelo presidente Laerte Setúbal, contou com os pronunciamentos do ministro dos Transportes, Eliseu Resende, do diretor da CACEX, Benedicto Moreira, do embaixador Paulo de Tarso Flecha de Lima (DPR/MRE).

  • 1982

    O 6º ENAEX ocorre nos dias 14 e 15 de abril, com as presenças do presidente da República, João Figueiredo, dos ministros Saraiva Guerreiro (Relações Exteriores), Ernane Galvêas (Fazenda), Camilo Penna (Indústria e Comércio), Flávio Pécora (Planejamento), presidente Geraldo Langoni (Banco Central) e público de 3.177 participantes.

  • 1982

    Em 21 de setembro, Assembleia Geral elege nova diretoria da AEB, para o período 1982, presidida por Humberto da Costa Pinto, tendo como vice-presidentes Edgard Arp, João Souza Lima e Jorge Oscar de Mello Flores, pelos diretores executivos: Aladyr Heberle, Giulio Lattes, João Sá, Luiz Cesário Silveira, Paulo Brito, Paulo Marcondes Ferraz, Ricardo Petri, Roberto Vidigal e mais 23 diretores.

  • 1983

    Em 09 de dezembro, foi realizada Assembléia Geral da AEB na qual o presidente Humberto da Costa Pinto, se afastou do cargo, tendo sido eleito para completar o mandato o presidente Laerte Setúbal Filho, mantidos os demais dirigentes.

  • 1984

    O 7º ENAEX acontece em 24 e 25 de setembro, no Senado Federal, em Brasília (DF), com as presenças dos ministros Delfim Netto (Planejamento), Carlos Rodrigues (Relações Exteriores), Mailson da Nóbrega (Fazenda), Carlos Viacava, diretor da CACEX, dentre outros, com público de 814 pessoas de 482 empresas, produziu o documento final “Proposta de Reorganização do Sistema de Comércio Exterior Brasileiro”.

  • 1985

    Em 21 de agosto, a Assembléia Geral aprovou a reforma do Estatuto e a alteração do nome para Associação de Comércio Exterior do Brasil, mantendo-se a sigla AEB pelo seu amplo reconhecimento e prestígio alcançado em razão da seriedade e firmeza de sua atuação.

  • 1985

    Em 16 de setembro, a Assembléia Geral elegeu nova diretoria e conselho, liderada pelo presidente Norberto Ingo Zadrozny, tendo como vice-presidentes André Beer, Benedicto Moreira, Eduardo Ribeiro, Karlos Rischbieter, Rui Barreto e 8 diretores.

  • 1986

    O 8º ENAEX é realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Rio de Janeiro, passando a denominar-se Encontro Nacional de Comércio Exterior, em linha com a mudança do nome da entidade. O evento foi liderado pelo presidente da AEB, Ingo Zadrozny, e contou com a ilustres presenças do ministro do Planejamento, João Sayad, representando o presidente da República; do ministro da Fazenda, João Manoel Cardoso de Mello; do diretor da CACEX, Roberto Fendt; e público total de 1.218 pessoas

  • 1987

    Em fevereiro, delegação da AEB foi recebida pelo presidente Sarney, quando pleiteou a reativação do CONCEX, o que ocorreu em 30 de março, com as presenças do presidente Sarney, dos ministros da Fazenda; Indústria e Comércio; das Relações Exteriores; Agricultura; Planejamento; Transportes; Minas e Energia; presidentes do Banco Central e do Brasil; diretor da CACEX; e representantes da inciativa privada, sendo três da AEB: Ingo Zadrozny, Benedicto Moreira e Giulite Coutinho.

  • 1987

    Em junho, em São Paulo, a AEB e a FIESP, com apoio de 50 entidades de classe, realizam o seminário “COMÉRCIO EXTERIOR: FATOR DE SOBREVIVÊNCIA E DESENVOLVIMENTO”, que contou com a presença de 400 empresários, foi aberto pelos presidentes Norberto Zadrozny (AEB) e Mário Amato (FIESP).

  • 1987

    Em setembro e novembro, a AEB e a FIESP, realizam dois seminários com o título “CONVERSÃO DA DÍVIDA EM CAPITAL DE RISCO”, que contaram com expressiva presença de empresários e palestras dos presidentes Norberto Zadrozny (AEB) e Mário Amato (FIESP), e autoridades do Ministério da Fazenda, CVM e Banco Central, dentre outros.

  • 1988

    Em maio, a AEB e CNC organizam missão ao Japão e Taiwan com o objetivo de difundir e viabilizar operações de conversão da dívida externa brasileira em investimentos e incrementar o intercâmbio comercial. Foi integrada pelos presidentes, Zadrozny, da AEB, e Antônio Oliveira Santos, da CNC, do consultor econômico da CNC, Ernane Galvêas, e 46 empresários.

  • 1988

    O 9º ENAEX ocorre em 15 e 16 de setembro, no Rio de Janeiro. Ao final do evento, é empossada a diretoria eleita em11 de agosto, tendo na presidência Pratini de Moraes e como vice-presidentes: Benedicto Moreira, Jamil Nicolau Aun, João Sá, Karlos Rischbieter e Paulo Protásio. Participaram do ENAEX os ministros da Indústria e Comércio, Roberto Cardoso Alves, e da Fazenda, Mailson da Nóbrega, dentre outros.

  • 1989

    Em 31 de março, a AEB patrocina Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) no STF em face das normas provisórias do ICMS, para que a Corte confirmasse a imunidade constitucional nas exportações de produtos industrializados. A AEB lidera os empresários na defesa da medida que só veio a ser regulamentada no início da década de seguinte.

  • 1990

    Em julho, foi instituído o movimento Ação Empresarial Integrada, liderado pela AEB, que desenvolveu esforços para a aprovação da lei de modernização dos portos (Lei nº 8.630, de 25.02.1993). A lei criou os Conselhos da Autoridade Portuária (CAP), integrados pela AEB como representante dos usuários (importadores e exportadores).

  • 1990

    Em 27 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, ocorre o 10º ENAEX, com as participações do ministro da Infraestrutura, Ozires Silva, do embaixador Marcos Azambuja, secretário-geral de Política Exterior do Ministério das Relações Exteriores, de Paulo César Ximenes, secretário geral do Ministério da Fazenda, dentre outros.

  • 1991

    Em agosto, são reeleitos Pratini de Moraes como presidente e Giulite Coutinho, como presidente de honra, e como vice-presidentes: André Beer, Giulio Lattes, Horst Ernest Volk, João Sá, José Carlos Fragoso Pires, Laerte Setúbal, Luiz Fernando Furlan e Paulo Protásio. A solenidade de posse, em 13 de setembro, contou com as presenças do ministro da Economia, Marcílio Marques Moreira, do ministro interino das Relações Exteriores, Marcos Azambuja, dentre outros

  • 1991

    Em 11 e 12 de novembro, a AEB realiza, em São Paulo, o 11º ENAEX, com a presença do ministro interino das Relações Exteriores, embaixador Marcos Azambuja, dos governadores de São Paulo, Luiz Antônio Fleury e de Pernambuco, Joaquim Cavalcanti, o diretor da Receita Federal, Carlos Alberto Maciel, o diretor da área internacional do Banco Central, Armínio Fraga e a secretária Nacional de Economia, Dorothéa Werneck.

  • 1992

    Em 9 de janeiro, a AEB promoveu reunião que teve a presença da secretária Nacional de Economia do MEFP, Dorothéa Werneck, e cerca de 100 dirigentes e associados, quando anunciou diversas medidas: extinção das guias de importação e exportação, simplificação do drawback, compensação dos créditos de IPI, imunidade plena do ICMS para semielaborados, revisão do Proex, dentre outras

  • 1992

    Em abril, em virtude do afastamento de Pratini de Moraes para assumir o Ministério das Minas e Energia, assume a presidência da AEB, o vice-presidente João José Costa de Carvalho Sá. Também se afastaram o vice-presidente, Benedicto Moreira, para assumir a presidência da Petrobras, e o secretário geral, Marcio Fortes de Almeida, nomeado secretário-executivo do MME.

  • 1992

    O 12º ENAEX foi realizado em setembro, no Rio de Janeiro, com a presença dos ministros Fernando Henrique Cardoso (MRE) e José Eduardo Andrade Vieira (MICT), da secretária-executiva do Ministério da Fazenda, Dorothea Werneck. Durante o evento, Pratini de Moraes reassumiu a presidência da AEB.

  • 1993

    O 13º ENAEX foi realizado no dias 26 e 27 de novembro, em Salvador (BA), com as participações dos ministros Celso Amorim (MRE), Fernando Henrique Cardoso (Fazenda), Andrade Vieira (MICT), Alberto Goldman (Transportes) e Rubens Ricúpero (Meio Ambiente), bem como do governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães.

  • 1993

    A Assembléia da AEB, em 12 de agosto, reelege Pratini de Moraes, presidente, e Giulite Coutinho, presidente de honra. Como vice-presidentes são eleitos: André Beer, Arnim Lore, Benedicto Moreira, Giulio Lattes, João Sá, Fragoso Pires, Luiz Fernando Furlan e Paulo Protásio

  • 1994

    Em 24 e 25 de novembro, no Rio de Janeiro, realiza-se o 14º ENAEX, com as presenças dos ministros Élcio Álvares (MICT), Ciro Gomes (Fazenda), e Rubens Bayma Denys (Transportes). Foi realizada a primeira edição do “Prêmio Destaque de Comércio Exterior”, concedido em conjunto pela AEB e pelo MICT.

  • 1995

    Em 03 de outubro, foi firmado Acordo Constitutivo do Conselho de Comércio Exterior do MERCOSUL – MERCOEX, formado pela AEB, Câmara de Exportadores da República Argentina (CERA), Centro de Importadores do Paraguai (CIP) e União dos Exportadores do Uruguai (UEU)

  • 1995

    O 15º ENAEX foi realizado pela AEB nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Rio de Janeiro. O contou com a presença dos seguintes ministros: Dorothéa Werneck (MICT), Luiz Felipe Lamprea (Relações Exteriores), José Serra (Planejamento), Odacir Klein (Transportes) e Pedro Malan (Fazenda).

  • 1996

    16º ENAEX é realizado em 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro, liderado pelo presidente da AEB, Pratini de Moraes, com a presença dos seguintes ministros Francisco Dornelles (Indústria, Comércio e Turismo), Luiz Felipe Lamprea (Relações Exteriores) e Pedro Malan (Fazenda).

  • 1997

    Em agosto de 1997, a Assembléia da AEB reelege Pratini de Moraes como presidente e Giulite Coutinho, com presidente de honra. Os vice-presidentes eleitos foram: André Beer, Arnim Lore, Benedicto Moreira, Geraldo Sá, Giulio Lattes, João Sá, Luiz Fernando Furlan e Paulo Protásio.

  • 1997

    17º ENAEX, realizado em 20 e 21 de novembro, no Rio de Janeiro, contou com a presença presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e dos ministros Francisco Dornelles (MICT), Luiz Felipe Lamprea (MRE), Eliseu Padilha (Transportes) e Pedro Malan (Fazenda).

  • 1998

    O 18º ENAEX ocorre em 19 e 20 de novembro, no Rio de Janeiro, com a presença dos ministros José Botafogo Gonçalves (MICT), Eliseu Padilha (Transportes) e Pedro Malan (Fazenda); presidente do Banco Central, Gustavo Franco, e do representante junto à OMC, Celso Lafer.

  • 1999

    Assembléia Geral realizada em 30 de julho referenda na presidência o nome do vice-presidente Benedicto Moreira, para completar a gestão 1997/2000 em virtude do afastamento de Pratini de Moraes para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

  • 1999

    19º ENAEX acontece em 25 e 26 de novembro, no RJ, liderado pelo presidente Benedicto Moreira, com a presença dos ministros Alcides Tápias (MDIC), Luiz Felipe Lamprea (MRE), Eliseu Padilha (Transportes), Fernando Bezerra (Integração Nacional), Pratini de Moraes (Agricultura), Pedro Malan (Fazenda) e do presidente do Banco Central, Armínio Fraga.

  • 1999

    INFORMATIVO DE COMÉRCIO EXTERIOR AEB – Lançada a primeira edição do novo boletim para tratar de assuntos de interesse dos associados e divulgar as ações da AEB, com número 1 de dezembro, trazendo este artigo com o título “Ano 2000: Qual poderá ser a política de Comércio Exterior?, assinado pelo presidente Benedicto Moreira.

  • 2000

    Em 15 de Agosto, Benedicto Moreira é elito presidente, e Giulite Coutinho, presidente de honra, Giulite Coutinho. Como vice-presidentes: André Beer, Arnim Lore, Dorothéa Werneck, Geraldo Sá, Giulio Lattes, João Sá, Luiz Fernando Furlan e Paulo Protásio.

  • 2000

    CÂMARA DE LOGÍSTICA INTEGRADA - CLI - Em 16 de novembro, foi criada mediante protocolo firmado pela AEB e CAMEX, visando alcançar excelência logística para o nosso comércio exterior. Posteriormente aderiram a ANTAQ e ANTT.

  • 2000

    A 20ª edição do ENAEX ocorre em 16 e 17 de novembro, no Rio de Janeiro, com o tema “Política de Comércio Exterior”. O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Marco Maciel, ministros Alcides Tápias (MDIC), Luiz Felipe Lamprea (MRE), Pratini de Moraes (Agricultura) e Pedro Malan (Fazenda) e do presidente do Banco Central, Armínio Fraga.

  • 2001

    Em 6 de setembro, a AEB e o celebraram convênio para realização de um estudo denominado “Cultura Exportadora no Brasil: impasses históricos e desafios para o século XXI”.

  • 2001

    O 21º ENAEX acontece em 29 e 30 de novembro, no Rio de Janeiro, com as presenças dos ministros Sergio Amaral (MDIC), Pratini de Moraes (Agricultura), Pedro Malan (Fazenda), Celso Lafer (Relações Exteriores) e José Serra (Saúde), dentre outros.

  • 2002

    A AEB e o MDIC firmam convênio com o objetivo de implantar um Sistema de Informações sobre Barreiras Técnicas - SISBATEC enfrentadas pelos exportadores brasileiros.

  • 2002

    Em 24 e 25.11, no Rio de Janeiro, acontece o 22º ENAEX, comemorativo dos 30 anos do evento, que contou com a presença do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e dos ministros Sergio Amaral (MDIC), Celso Lafer (MRE), Pratini de Moraes (Agricultura) e Pedro Malan (Fazenda). Representantes dos candidatos Gesner Oliveira (José Serra) e José Alencar (Lula).

  • 2003

    Em 19 de agosto, foi instalado o FÓRUM PERMANENTE DE EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA, sob a presidência do ministro do MDIC, Luiz Fernando Furlan, no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro. O Fórum é coordenado pela AEB e busca desenvolver ação coordenada no setor de exportação de infraestrutura.

  • 2003

    A Assembléis de 28 de outubto, reelegeu o presidência Benedicto Moreira, presidente de honra, Giulite Coutinho, tendo como vice-presidentes: Geraldo Sá, Guilherme Duque Estrada, Henrique Rzezinski, João Sá, José Augusto de Castro, Luiz Furlan (licenciado), Paulo Protásio e Roberto Giannetti e mais 15 diretores.

  • 2003

    O 23º ENAEX, ocorreu em 27 e 28 de novembro, no Rio de Janeiro, o com as presenças do presidente Lula, da governadora do RJ, Rosinha Garotinho, do secretário-geral da Unctad, Rubens Ricúpero, bem como dos ministros Luiz Furlan (MDIC), Celso Amorim (MRE), Antônio Palocci (Fazenda), Roberto Rodrigues (Agricultura), Anderson Adauto(Transportes) e Henrique Meirelles (Banco Central).

  • 2004

    A AEB lança o estudo “Bases e Fundamentos para o Programa de Eliminação de Barreiras Internas à Exportação” (PROJETO COMPETITIVIDADE NO COMÉRCIO EXTERIOR), coordenado pelo presidente Benedicto Moreira, e apresentado no 24º ENAEX.

  • 2004

    O 24º ENAEX é realizado em 22,23 e 24 de novembro, em São Paulo. Contou com as presenças do governador do estado, Geraldo Alckmin, e dos ministros Luiz Furlan (MDIC), Roberto Rodrigues (Agricultura), Antônio Palocci (Fazenda), José Dirceu (Casa Civil), Celso Amorim (Relações Exteriores), dentre outros.

  • 2006

    Em 7 de julho, a AEB realiza a 1ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços (ENASERV), em conjunto com o MDIC e a CNC, no Rio de Janeiro. Participaram os ministros Luiz Furlan (MDIC) e Márcio Fortes (Cidades); os secretários-executivos Márcio Favilla (Turismo) e Ivan Ramalho (MDIC), o deputado Delfim Netto; e Ernane Galvêas, ex-Ministros da Fazenda e consultor econômico da CNC.

  • 2005

    O 25º ENAEX acontece nos dias 23,24 e 25 de novembro, no Rio de Janeiro, com as presenças do presidente Lula, dos ministros Luiz Furlan (MDIC), Marcio Fortes (Cidades), Luis Marinho (Trabalho), Antônio Palocci (Fazenda), Roberto Rodrigues (Agricultura), dentre outros.

  • 2006

    Em 24 de outubro, foi eleita nova diretoria da AEB, para o período 2006 a 2009, tendo a frente o presidente Benedicto Moreira, presidente de honra, Giulite Coutinho, e os vice-presidentes: Guilherme Duque Estrada; Henrique Rzezinski, João Sá; José Augusto de Castro, José Augusto Fernandes; Marco Polo de Mello Lopes, Paulo Protásio e Roberto Giannetti.

  • 2006

    O 26º ENAEX aconteceu em 30/11 e 01/12, no Rio de Janeiro, com o tema: “Propostas para uma Política de Modernização Competitiva do Comércio Exterior”. O evento foi liderado pelo presidente Benedicto Moreira e contou com as presenças dos ministros Luiz Furlan (MDIC), Marcio Fortes (Cidades), Guido Mantega (Fazenda) e de Miguel Peirano, secretário de Indústria e Comércio da Argentina, dentre outras autoridades.

  • 2007

    O 27º ENAEX ocorreu em 22 e 23 de novembro, no Rio de Janeiro, com o tema: “Avaliação Política do Comércio Exterior Brasileiro. Uma Política de Exportação em Conjuntura de Crise Internacional”. Presidido por Benedicto Moreira, o evento contou com as presenças do ministro Marcio Fortes de Almeida (Cidades), dos secretários-executivos Ivan Ramalho (MDIC) e Lytha Spindola (Camex), do presidente Alessandro Teixeira (Apex-Brasil), dentre outras autoridades.

  • 2008

    O 2º Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços, ocorreu em 1º de julho, na CNC/RJ. Com o tema "A Construção de uma Política de Exportação de Serviços", contou com as presenças do ministro interino do MDIC, Armando Meziat; do secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Edson Lupatini; de Armando Mariante, vice-presidente do BNDES; de Norton Rapesta, diretor do DPR do Ministério das Relações Exteriores, dentre outros.

  • 2008

    Nos dias 27 e 28 de novembro, no RJ, foi realizada a 28ª edição do ENAEX liderada pelo presidente Benedicto Moreira, com as presenças do ministro Marcio Fortes (Cidades), dos secretários-executivos Ivan Ramalho (MDIC) e Lytha Spindola (Camex), do presidente Alessandro Teixeira (Apex-Brasil), do diretor-geral da Antaq (Fernando Fialho), dos secretários Welber Barral (SECEX), Armando Meziat (SDP), Edson Lupatini (SCS), dentre outros.

  • 2009

    Morre Giulite Coutinho - em 04 de abril, a AEB perde seu fundador, primeiro presidente (1970 – 1976) e presidente de Honra da AEB (1977 – 2009), que criou e consolidou a entidade.

  • 2009

    Em 29 de agosto, a Assembléia elegeu a diretoria (período 2009 - 2012), a liderada pelo presidente Benedicto Moreira, reeleito, e composta pelos vice-presidentes: Carlos Mariani; Henrique Rzezinski, Horácio Forjaz; João Sá; José Augusto de Castro, José Augusto Fernandes; Marco Polo de Mello Lopes e Roberto Giannetti.

  • 2009

    O 29º ENAEX aconteceu em 24 e 25 novembro, no RJ. Liderado pelo presidente Benedicto Moreira, contou as presenças dos secretários-executivos Ivan Ramalho (MDIC) e Lytha Spindola (Camex), do presidente Luciano Coutinho (BNDES), do diretor-geral Bernardo Figueiredo (Antt), do presidente Alessandro Teixeira (Apex-Brasil), dos secretários Welber Barral (SECEX), Edson Lupatini (SCS) e Armando Meziat (SDP), dentre outras autoridades.

  • 2010

    A AEB promoveu em 30 de agosto, na Associação Comercial da Bahia, em Salvador, o Seminário “COMÉRCIO EXTERIOR – PORTOS DA BAHIA”, contou com palestras do vice-presidente da AEB, João Sá, do coordenador da CLI, Jovelino Pires, de Luiz Resano, diretor da Secretaria de Portos; José Manoel Lopez, Assessor Especial da Camex; Silvio Campos, presidente da CBC, dentre outros.

  • 2010

    Em 24 de novembro, na CNC/RJ, a AEB realizou o Seminário “EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA, ONDE O FUTURO SEMPRE ESTÁ PRESENTE”, que contou com palestras de Maurício do Val, da SCS/MDIC, Luciene Machado, superintendente do BNDES, Luiz Fernando Pires, secretário-adjunto da SAIN/Ministério da Fazenda, dentre outras autoridades

  • 2011

    Em 28 de abril foi realizada reunião conjunta de Diretoria e Conselho de Administração, quando Benedicto Moreira anunciou que iria se licenciar e que iria ser substituído interinamente pelo vice-presidente José Augusto de Castro. A reunião contou com a participação do secretário-executivo da CAMEX, Emílio Garófalo Filho, acompanhado do assessor José Manoel Cortiñas Lopez, que discorreu sobre a participação da Camex na definição da política de comércio exterior.

  • 2011

    No dia 13 de junho, em reunião conjunta de Diretoria e Conselhos da AEB, foi lançado oficialmente o ENAEX 2011. A reunião contou com as participações especiais do secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira e da secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, que discorreram sobre o desempenho e as perspectivas do comércio externo e a nova política de comércio exterior do governo.

  • 2011

    A AEB realizou o lançamento do ENAEX 2011, em São Paulo, em 11 de junho, com a participação de 110 empresários e apresentações do presidente da AEB, José Augusto de Castro, do vice-presidente executivo, Fábio Faria, e palestras do diretor de Defesa Comercial (DECOM/SECEX/MDIC), Felipe Hees, e do diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior (DEPLA/SECEX/MDIC), Roberto Dantas.

  • 2011

    Dia 18 e 19 de agosto, no Porto do RJ, a AEB realizou o 30º ENAEX com o tema: “Propostas para Ampliar a Competitividade no Comércio Exterior”. Aberto pelo presidente Benedicto Moreira, contou as presenças dos secretários-executivos Alessandro Teixeira (MDIC), Emílio Garófalo (Camex) e Mario Lima (Portos), de Luciano Coutinho (BNDES), do embaixador Roberto Azevedo (OMC), da secretária da SECEX (Tatiana Prazeres), dentre outros.

  • 2012

    Em 30 de janeiro, a AEB promoveu reunião com as participações do secretário-executivo adjunto do MDIC, Ricardo Scheffer, do subsecretário de Transportes do RJ, Delmo Pinho, do diretor de Normas e Competitividade da SECEX/MDIC, André Fávero, do presidente da Antenor Barros Leal, para debater a questão da logística no comércio exterior.

  • 2012

    Em 26 de junho, a AEB promoveu o 3º ENAServ, na Fecomercio-SP, com o tema: “Perspectivas e Oportunidades em Engenharia e Tecnologia da Informação”. O evento contou as presenças do secretário-executivo Valdir Simão (Turismo), dos secretários Humberto Ribeiro (SCS) e Ana Paula Dourado (Audiovisual), do subsecretário Sandro Serpa (RFB), dos presidentes, José Augusto de Castro (AEB) e Antônio Gil (Brasscom), dentre outros.

  • 2012

    Em 26 de julho, reunião da AEB em que foi lançado oficialmente o ENAEX 2012, presidida por José Augusto de Castro, contou com a participação do diretor de Políticas de Comércio e Serviços do MDIC, Maurício do Val, que discorreu sobre a implantação do Siscoserv.

  • 2012

    O lançamento do ENAEX 2012 em SP ocorreu no dia 16 de agosto, com o tema “China: Oportunidades e Desafios”, com a presença de 100 empresários. Aberto pelo presidente da AEB, José Augusto de Castro, teve apresentações do vice-presidente executivo, Fábio Faria; do diretor do China Desk da KPMG Brasil, Daniel Lau, e do professor de Economia e Doing Business in China do INSPER, Roberto Dumas.

  • 2012

    O ENAEX 2012 aconteceu nos dias 27 e 28/09, no Porto do RJ, com o tema: “Propostas para um Comércio Exterior Sustentável”. Liderado pelo presidente Benedicto Moreira, contou com as presenças do secretário-executivo Emílio Garófalo (Camex), do alto representante Ivan Ramalho (Mercosul), dos presidentes Jorge Ávila (INPI) e Bernardo Figueiredo (EPL), dos secretários Daniel Godinho (Comércio Exterior), Carlos Alberto Barreto (Receita Federal), dentre outros.

  • 2012

    AGO de 24/10 aprovou a reforma do Estatuto e elegeu nova diretoria e conselhos, sendo José Augusto de Castro (presidente), Ernane Galvêas (presidente de honra) e Benedicto Moreira (presidente do Conselho). A reunião contou com a participação da secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, que discorreu sobre as perspectivas e desafios do comércio externo do País.

  • 2013

    Em 21 de março, reunião da AEB contou com a participação do Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, e do Secretário Adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Rodrigo Cota, que abordaram os temas do financiamento e seguro de crédito à exportação e da criação da Agência Brasileira Gestora de Fundos e Garantias - ABGF.

  • 2013

    O 4º ENAServ aconteceu em 25 de junho, em São Paulo, com o tema: “Avanços no Comércio Exterior de Serviços”. O evento foi aberto pelo presidente Castro e contou com as presenças do secretário-executivo Valdir Simão (Turismo), do secretário Humberto Ribeiro (SCS/MDIC), do secretário-adjunto Rodrigo Cota (SAIN/MF), dentre outros

  • 2013

    Em 26/07, a A AEB realizou em SP o evento de lançamento do ENAEX 2013, com 80 empresários e contou com apresentações do presidente Castro; do vice-presidente executivo, Fábio Martins Faria; e com palestra do embaixador Clodoaldo Hugueney, titular da Embaixada do Brasil em Pequim até 2012, sobre as relações comerciais entre Brasil e China

  • 2013

    O 32º ENAEX aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto, no Porto do RJ, com o tema: “Propostas para uma Logística Integrada e Competitiva”. Liderado pelo presidente Castro, contou com as presenças do ministro Moreira Franco (Aviação Civil), secretários-executivos Mario Lima Jr. (Portos) e Ricardo Schaefer (MDIC), do alto representante Ivan Ramalho (Mercosul), dos presidentes Luciano Coutinho (BNDES), Wagner Siqueira (ECT) e Jorge Ávila (INPI), dentre outros.

  • 2014

    Reunião da AEB realizada em 14 de fevereiro contou com a participação do Ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Antonio Henrique Silveira, que tratou da implementação da nova legislação portuária.

  • 2014

    A AEB realizou reunião em 25 de março que contou com a participação do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges Lemos, que tratou das perspectivas da economia e do comércio exterior brasileiro.

  • 2014

    O 5º ENASERV realizado em SP teve como tema: “Agenda Propositiva para as Exportações de Serviços”. O evento contou com as presenças do ministro Mauro Borges (MDIC), dos secretários Humberto Ribeiro (SCS) e Carlos Alberto Barreto (RFB), dos presidentes, José Augusto de Castro (AEB) e Haroldo Piccina (Sindicomis), do diretor do BNDES, Luiz Melin, dentre outros.

  • 2014

    No dia 16/07, em São Paulo, aconteceu o evento de lançamento do ENAEX 2014, com o tema “O Brasil e os acordos internacionais: mirando o futuro”, com 100 empresários e apresentações do presidente José Augusto e do vice-presidente executivo, Fábio Faria; do presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP, Rubens Barbosa, e do diretor do DEINT/SECEX/MDIC, Marcio Lima.

  • 2014

    O 33º ENAEX ocorreu em 07 e 08 de agosto, no Rio de Janeiro, com o tema: “Propostas para a Redução de Custos no Comércio Exterior”. Liderado pelo presidente Castro, contou com as presenças do ministro Mauro Borges (MDIC), secretários-executivos Antonio Silveira (Portos) e André Alvim (CAMEX), do alto representante Ivan Ramalho (Mercosul), do diretor-geral da ANTAQ, Mario Povia, do secretário de Comércio Exterior, Daniel Godinho, dentre outros.

  • 2014

    Em 21/10, no auditório da CNC-RJ, foi realizada a AGO que contou com as participações especiais do diretor-geral da ANTAQ, Mario Povia, a superintendente de Outorgas da ANTAQ, Flavia Takafashi, os presidentes da Cia. Docas do Rio de Janeiro, Helio Szmajer, e da Bahia, José Rebouças, e o diretor da Cia. Docas do Espírito Santo, Raul Sá.

  • 2015

    Em 26 de janeiro, a AEB organizou reunião com o MDIC e entidades parceiras: CNC, ABECE, FIRJAN, CEBC, FUNCEX, Instituto Aço Brasil e ABITAM. A reunião contou com a presença do secretário-executivo do MDIC, Ivan Ramalho; secretário da SECEX, Daniel Godinho; secretária-executiva da CAMEX, Anamélia Seyffarth, dirigentes e associados para propor medidas para o que viria a ser o Plano Nacional de Exportação

  • 2015

    O 6º ENASERV ocorrido em 8/08, em SP, teve o tema “Agenda Estratégica para o Comércio Exterior de Serviços” . Aberto pelo presidente Castro, contou com as presenças do ministro Rodrigo Santos, diretor do DPR do Itamaraty; Luciene Machado, diretora em exercício da Área de Comércio Exterior do BNDES; Renata Carvalho, coordenadora-geral de Mercado Externo da SCS/MDIC; dentre outros. No evento foi lançado o portal dos 45 anos da AEB.

  • 2015

    A AEB realizou em 18/06, no auditório da SNA-RJ, o evento de lançamento do ENAEX 2015, com a participação do secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, que falou sobre a “Agenda de Competitividade para o Mercado Externo de Serviços”. Presente também a diretora do DECOS/SCS/MDIC, Edna Cesetti e cera de 110 empresários.

  • 2015

    A AEB lançou em 18 de junho, em SP, o ENAEX 2015, com apresentação do presidente Castro, do vice-presidente executivo Fabio Faria, do secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, do diretor da Amcham, Pedro Santos e cerca de 100 empresários.

  • 2015

    O 34 ENAEX aconteceu no RJ, nos dias 19 e 20/08, com cerca de 2.500 participantes. Liderado pelo presidente José Augusto, contou com as presenças dos ministros Armando Monteiro (MDIC), Edinho Araujo (Portos) e Joaquim Levy (Fazenda), bem como do governador do RJ Luiz Fernando Pezão.

  • 2015

    AGO realizada em 21/10 reelegeu José Augusto de Castro para presidente e elegeu os demais integrantes da diretoria e conselhos da AEB. A reunião teve a participação especial do secretário da SECEX/MDIC, Daniel Godinho, e de cerca de 80 associados.